domingo, 7 de setembro de 2014

O Que É Ser Um Amigo?









      Ser um amigo é sentir o coração do outro bater mesmo que o outro esteja distante de você. É ter um par, um parceiro, um confidente, um ombro onde se possa chorar. É esquecer distâncias, é saber que mesmo  a milhares de quilômetros há alguém pensando em você. Ser um amigo é incutir no outro a esperança, é revelar o erro, é apontar o caminho certo, é aliviar a dor.
      O que é ser um amigo? Ser amigo é um ofício difícil, pois ninguém é perfeito. Mas, a amizade pressupõe o amor. Pois para ser amigo, é preciso amar. E o amor é algo tão difuso, indefinido, abstrato, que torna difícil de definir o que é a verdadeira amizade. O fato essencial é que a amizade demanda amor, demanda carinho e dedicação. Demanda lembrança, mesmo que os contratos pessoais ou telefônicos não sejam frequentes. A amizade é um mistério... Profundo e doce mistério.
      Ser amigo é talhar a madeira, buscando uma escultura, sem querer machucar a planta, mas apenas transformá-la em algo mais belo. Ser amigo é ser pai, irmão, namorado. É oferecer carinho e não raiva. É absorver a dor do outro. É carregar a dor do outro pro resto da sua vida. Ser amigo é saber que o outro é mais importante do que você, e que, por isso, você deve usar todas as suas forças para que ele permaneça vivo, saudável e feliz. Que seja perto de você, ou que esteja longe de você. Se ele estiver vivo, trabalhe para que nunca morra, e se estiver morto trabalhe para que permaneça vivo.
      É também evitar que ele se desvie para o caminho do mal, ou que opte por alternativas ruins, que lhe impliquem complicações e horrores diversos. Mas se por acaso ele seguir esse caminho, também é de um amigo fazer com que ele desista, com que ele enxergue a verdade, mesmo que isso lhe custe a sua vida. Ser amigo é poder abraçar e beijar, sem a menor vergonha. É poder dar a mão. É poder dar um abraço, no meio da rua.
      Tente sempre aprender as melhores coisas possíveis com seus amigos, com aquele amigo mais do que um amigo. Aqueles quem chamamos de Melhor Amigo. Pois são eles quem mesmo sem demostrar e sem falar, são os que mais se preocupam com você. Nunca devemos deixar nossos amigos por causa de coisas alheias, mas sim, deixar coisas alheias por amigos. São eles quem te fazem forte, que não te deixam desistir dos seus sonhos, mesmo que implique em desistir do dele.
      Mantenha sempre na sua memória mesmo que ele já tenha partido, não importa pra onde você vá. Lembre dos momentos compartilhados juntos e de o quanto ele era superior e melhor do que você em muitas coisas, mas mesmo assim permaneceu com você. Que apesar de todas as brigas e opiniões diferentes, no final sempre se reconciliavam. E que mesmo depois de adultos, tudo aquilo pode ser vivido novamente, com a mesma graça, com a mesma felicidade, com o mesmo calor intenso, sem sentir vergonha disso. E não importa se são dois homens, duas mulheres, um homem e uma mulher, se ele for pelo caminho errado, não resite em trazê-lo de volta, mesmo que isso custe sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário