quarta-feira, 19 de agosto de 2015

League of Legends: Dicas Para Jogar Com a Sona








       Bom, eu não sou uma pessoa lá fã de League of Legends, mas recentemente ando jogando bem frequentemente e eu campeão preferido é a Sona. Só comecei a jogar esse jogo por que uma amiga minha vivia reclamando que não tinha um suporte bom pra jogar, então eu resolvi começar a jogar de suporte por causa dela. Também não sou um profissional, mas também não sou nenhum noob da vida. Então aqui eu vou tentar dar umas dicas que como jogar com ela e como funciona algumas das suas habilidades. Lembrando que boa parte das coisas que irei citar aqui eu encontrei por ai e só estou acrescentando meu ponto de vista.
       Como todo mundo já sabe, ela é um herói suporte e, dessa forma, ela vai na lane bot (Que é o caminho mais baixo de Summoner's Rift). A função dela é simples: auxiliar seu ADC a matar o ADC/Suporte do outro time. Não é muito bom ir em outra lane com a Sona pois se o time adversário tiver mais noção de jogo, eles irão encaixar os personagens em cada lane certa e isso seria horrível pra Sona. Se ela for Top, ela vai sofrer por que os campeões de lá tem mais facilidade de matar no começo do jogo. Se ela for no mid, por que ela não tira muito dano e nem faz combos, no máximo ela só vai sobreviver aos ataques, mas não vai conseguir levar a lane.
       Na minha opinião, a Sona é a suporte mais completa comparada a qualquer outro suporte. Ela é balanceada, e tem tanto habilidades de defesa quanto de ataque, o que dá pra você fazer dela uma suporte "A sinfonia da justiça" ou "Suporte OP". Veja o porquê:


       Pros:
     
          - Suporte completo
          - Ela é tipo um Baron (Buffs de ataque, defesa e movimento)
          - Ela cura horrores (Embora eu ache que ela perca mesmo pra Soraka, mas ela ganha mais pontos em relação a outros suportes)
          - Ela foi feita pra auxiliar em tudo!
          - Ela não vai dar KS no ADC (Ou não)
          - É campeão de campeonato (Ela pode ser eventualmente banida)
          - A ultimate é um Stun em área
          - É linda, tem peitões e tem uma voz bonita (Bônus)


       Contras:

          - Campeão mais papel do jogo (Ela tem menos vida do que um minion no começo do jogo)
          - Vai ser focada para feddar ADC inimigo (Mas eles tem de ser burro pra focar suporte)
          - Ela depende de um ADC decente e agressivo (Considerando que ela não tira muito dano)
          - Não mata (Vai perder num X1 (Casos a parte, já mantei em X1) )
          - Consome mana igual a uma louca

       Nenhum campeão é perfeito. Se você não gostou dos contras dela ou achou que os pros não valem a pena, não posso fazer nada. Não estou forçando você a jogar com ela. Só estou sendo realista. Se acha que é muita coisa pra fazer, então faça dela Tank, divirta-se. Se prefere Soraka, jogue com a Soraka. Só estou dando meu ponto de vista em relação a Sona. Ela é muito divertida de se jogar, isso ninguém pode negar.


       Habilidades:

          Passiva: Acorde de Energia - Após lançar três feitiços, seu próximo ataque causará dano mágico bônus somado a um efeito bônus. O efeito depende de qual música Sona está tocando no momento.

       A passiva dela é uma das coisas que você precisa aprender pra poder jogar bem com a Sona. Quando Sona utiliza uma de suas habilidades, a cor de sua aura muda (Azul pra Q, verde pra W, roxo pra E) e essa é referida "música" para o efeito bônus. É importante lembrar que a passiva dela está aticada quando uma circunferência ronda a barrida da Sona e, mais importante ainda, é lembrar que a passiva é liberada por um AUTOATTACK, não através de outra habilidade. Então você deve guardar a passiva para atingir um campeão. Quando a passiva está ativada, você pode trocar de aura pra trocar o efeito da passiva (por que pra trocar o efeito da passiva você utiliza uma habilidade, e não um ataque) de acordo com o seu gosto. Cada efeito bônus está relatado em cada habilidade. Eis aqui as habilidades:

       (Q) Hino do Valor - Sona toca o Hino do Valor, concedendo a campeões aliados próximos bônus de Dano e Poder de Habilidade. Adicionalmente, lançando esta habilidade ela envia relâmpagos de som, causando dano mágico aos dois campeões inimigos ou monstros mais próximos. 
       Acorde de Energia: Staccato (Passiva) - Causa o dobro de dano do acorde de energia.
          Obs.: Vale lembrar que você não escolhe os alvos, a distância não é muito grande e priorize campeões inimigos ou use para dar pokes nos seus inimigos.
         
       (W) Aria da Perseverança - Sona toca a Ária da Perseverança, concedendo aos campeões aliados próximos um bônus de Armadura e Resistência Mágica.  Adicionalmente, lançar esta habilidade envia melodias de cura, curando Sona e aliados próximos que estiverem feridos. 
       Acorde de Energia: Diminuendo (Passiva) - Reduz o total de dano causado por um inimigo em 20% por 4 segundos.
          Obs.: Use sempre quando seu ADC estiver ferido ou na Batalha de Times, quando qualquer um estiver ferido. Evite usar somente pra si (Pra isso você tem itens de cura). Dê preferência pra quem tiver com menos vida. 

       (E) Canção da Celeridade - Sona toca a Canção da Celeridade, concedendo bônus de velocidade de movimento aos campeões aliados próximos. Adicionalmente, lançar esta habilidade energiza aliados próximos com uma aceleração súbita. 
       Acorde de Energia: Tempo (Passiva) - Desacelera o alvo em 40% por 2 segundos. 
          Obs.: Dá bônus de movimento mas não dá Flash, lembre-se disso. Use depois de fazer dragão/barão pra fugir de possíveis inimigos aproveitadores. Use sempre antes de sair da base, para chegar mais rápido. 

       (R) Crescendo - Sona toca seu acorde final, forçando campeões inimigos a dançarem e causando dano mágico com o tempo.
       Obs.: Utilize no máximo de inimigos possíveis. Avise a seu ADC que vai tentar Atordoar o inimigo para que ele foque no alvo. 

       Feitiços:

       Clareza - Sona, além de gastar muita mana, não é suporte agressivo como Leona ou Blitzcrank. Então a agressividade dela deve ser compensada pelo seu ADC. O que torna Clareza uma ótima opção para a Sona (To começando a testar agora).
       Teleporte - Pra sempre ficar perto do seu ADC o mais rápido possível, para sempre auxiliá-lo.
       Exaustão - Outro item bom para a Sona... Apesar de que as habilidades (E) e ainda a passiva dela junto com o (E) já derem um bom resultado. Além que é um ótimo feitiço.
       Curar - Dizem que é coisa de noob, além que a Sona já tem cura de vida. Mas está aí pra ser usado.

       Sinergia:

       Como havia dito antes, Sona não tira muito dano, logo seu ADC tem que ser agressivo para dar certo com ela. Claro que depende do invocador. Aqui vai alguns campeões que ela funciona bem:

       - Miss Fortune: Sona Atordoa geral, Miss solta ultimate em geral, OP)
       - Ashe: Tudo da Ashe dá lentidão. Ela não deixa o inimigo fugir com seu Q, e tem ultimate pra Atordoar e dar dano. Sona só vai precisar curá-la e colocar sentinelas.
       - Graves: Não tem um CC decente, mas a Sona compensa isso.
       - Caitlyn: Sua distância mantem ela e a Sona numa área de segurança. Quando precisarem atacar, Sona ulta, Cait mata.
       - Draven: Apenas dá certo.

       Outras coisas:
 
       - Jogue sentinelas por tudo, caso o Jungle não esteja fazendo isso
       - Mova-se, sempre.
       - Tank as coisas pra seu ADC. Se seu ADC está prestes a morrer e você sentiu que a Ashe vai lançar sua ultimate, entre na frente da flecha. É melhor o suporte morrer do que o ADC, sempre!
       - De uma passadinha no Mid pra por umas sentinelas pra ele. Você é suporte do time, não do ADC.
       - Se você estiver sozinha contra um campeão, corra! Sona não vai matar. Não tente fazer como eu. Eu fico, eu sou doido, eu faço Sona OP.
       - Foque em dar assistência. Não se envergonhe se eu placar estiver 0/7/15, ao contrário, orgulhe-se.
       - E o mais importante de tudo, divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário