terça-feira, 10 de setembro de 2013

O amor é um negócio complexo, mas o Mundo seria uma chatice sem ele.

Eu não entendo o amor. É como uma cola que une pessoas, ás vezes, completamente diferentes, obriga-as a ficarem juntas e faz com que movam mundos e fundos, e briguem, e sofram, e se machuquem, só por causa dele, o amor. Acho que Deus estava meio bêbado quando criou esse sentimento. Não sabia ele as consequências que poderia causar ? Está na Bíblia, Adão e Eva, apaixonados, fazendo besteiras e sendo expulsos do paraíso. Por causa dele, o amor, você não está no paraíso.
Além de perigoso e subversivo o amor é absolutamente inútil. Para que serve ? Os Tamanduás, as goiabas e as abelhas estão aí há milênios, nascem, crescem, se reproduzem e não têm a menor ideia do que seja amar. Pior: Se estamos apaixonados só pensamos na pessoa amada, somos pouco produtivos, desatentos, esquecemos o aniversário da Mãe, a torneira aberta, guardamos o controle remoto no congelador. Isso, claro, quando o amor é correspondido, o que vocês já devem ter percebido que não acontece em 100% das vezes, né ?
Eu, se fosse o presidente da república, baixava um decreto imediatamente, proibindo o amor em todo o território nacional. Por amor, as pessoas matam, morrem, caminham pelas cidades com sorrisos estúpidos, vão a restaurantes cujas contas equivalem a um mês de seus salários, sentem frios terríveis na barriga, perdem a fala, o rumo, a compostura e o senso do ridículo.
Eu, se soubesse o número, ligava agora para reclamar do amor. Diria à mocinha do outro lado: “Ei mocinha, eu e uma garota que nunca tinha visto antes adquirimos o amor, já faz cinco anos, inclusive moramos juntos, mas não concordamos sobre as coisas mais básicas da vida! Ela prefere verde e eu azul, ela bem passado e eu mal, ela é canhota e eu destro! Mesmo assim , a gente precisa um do outro, todo dia. Sim, porque o amor é diário, não dá férias nem libera o domingo para descanso! quando a gente se afasta, dói! É assim mesmo ? Se tivesse me avisado antes, eu não teria caído nessa de amar. E agora, mocinha, o que eu faço ?”
O amor desorganiza tudo. Você vai ver. Um dia, você vai visitar um parente em Marília, Macapá ou Belford Roxo, conhece uma pessoa, se apaixona e pronto, dançou ! Você muda de cidade, arruma outro emprego, deixa os velhos amigos para trás, contrai dívidas…
O amor é uma loucura, um problema hormonal. A ciência ainda há de achar a cura para o amor, o anti-viagra, a pílula que finalmente libertará a humanidade dessa fonte de caos e sofrimento. Nesse dia, finalmente, poderemos respirar aliviados. Difícil será aguentar a chatice em que se transformará nossa vida daí em diante. O amor é um negócio complexo. Não entendo o amor.


 Por: Liliane Prata

Nenhum comentário:

Postar um comentário