quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O Que Te Faz Feliz ?



- Você é feliz ? -- Foi a pergunta mais feita hoje por mim. 

      O que é ser feliz ? Eu tive tantas respostas comuns como umas que não pensei em ouvir. O que define a sua felicidade ? É a sua família reunida, se dando bem uns com os outros, jantando sempre à mesa, conversando e jogando conversa fora. Ou aquele seus amigos que fazem seu dia mais valioso do que qualquer outro? Ou, talvez, aquele celular que você queria tanto, ou aquele filme de uma saga que você esperou tanto pra ver o final. Poderia também ser o seu cachorro, que suja sua casa toda mas que você também se diverte tanto ao lado dele. Ou todas essas e muitas outras certo ?

- Você é feliz ?
- Sou sim. 
- O que te faz feliz ?
- Não sei. eu só sinto que sou

      Outro dia me vi conversando com um amigo. Enquanto a família "A" eram todos unidos, a família "B" não se davam bem. Pra onde vão todos esses sentimentos. Quem nunca quis ter uma família onde pudéssemos sermos nós mesmos ? Que sempre visse o nosso lado, se conformasse que crescemos e estamos cientes de toda as ações que tomamos ? Muitas pessoas sempre quiseram chegar em casa é ser recebidas pelos abraços dos pais, de deitarem e receber cafuné, de chegar é a jantar está pronta...

      Outro dia vi um carroceiro na rua, puxando sua carroça e catando latinhas e papelões no lixo. Provavelmente para sustentar a própria família. Junto dele estava sua filha, que aparentava ter uns 5 anos. Você olhava pra ela e via um sorriso enorme no rosto. A roupa toda suja. Ela no lixo catando como se estivesse brincando. Mas por dentro, sabe lá o que essa criança já passou. Noites de chuvas, frio, fome.. dormindo em cima de papelões. A probabilidade dela ter passado isso é grande e é muito ruim pois eu mesmo já passei por isso. E, talvez, por causa disso que eu seja frágil a esse tipo de situação. Não aguento vê crianças sendo maltratadas, passando fome, sentindo frio, calor.. sem ter onde dormir.

      Mas apesar de todo esse sofrimento ela nunca deixou de sorrir. Sempre correndo, alegre pelo canto das calçadas. Depois posta no braço de ferro da carroça enquanto seu pai puxa infinitamente aquele peso enorme, porém o sustento da sua filha e família.

      Daí, a gente para e pensa: Por que diabos eu reclamo da minha vida ? Porque reclamo da minha internet ser lenta ou de não ter um celular bom ? Porque reclamo do meu almoço quando não é algo que eu quero e estrago ? Enquanto eu reclamo de ter esse "pouco", pro carroceiro isso seria "o suficiente".

      É dessa situação que descobrimos que realmente somos felizes. O carroceiro e sua filha sempre sorrindo, seguindo dias e noites sem parar, sofridamente.. Mas se formos perguntar se eles são felizes, com certeza eles são. Por mais que seja, para alguns, vergonhoso ir no lixo procurar o seu sustento, para outros, aquilo é vida, é a felicidade de chegar em casa, depois de tanto esforço e ter um pão com manteiga na mesa. De poder ter aquela árvore de Natal desejada, de ter aquele vestido de São João. De deitar na cama com a consciência de que tudo vai melhorar um dia.

      Então somos todos felizes. Não que a felicidade se resuma a essas coisas. Mas mesmo não se resumindo, nós temos um lugar pra dormir, temos uma família por mais que briguem, temos o que comer, e temos as pessoas mais valiosas de nossas vidas ao nosso lado que são nossos Amigos. O que seria da vida sem nossos amigos ? Eles que fazem a gente esquecer nossos problemas como nos dão novos problemas, que nos fazem sorrir com idiotices. Que gritam no meio da rua. Que vivem intensamente. Que nos defende. Como aqueles mais "próximos" que nos amam e por não amarmos da mesma forma, nós acabamos considerando-os nossos amigos-irmãos. 


      - Você é feliz ?
      - Sim, sou feliz
      - O que te faz feliz ?
      - A vida. Viver já é por si uma felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário